Tendências: Estilo Industrial
Criado e desenvolvido entre as décadas de 1950 e 1970 nos Estados Unidos, em pouco tempo, o estilo industrial se tornou popular. Antigas fábricas e galpões industriais começaram a ser transformados em lofts residenciais, surgindo várias maneiras de se integrar o caráter industrial não só a ambientes residenciais como também em restaurantes, lojas e demais espaços públicos.
O estilo industrial começou a ganhar muita força entre os amantes da decoração nos últimos anos e se tornou um sinônimo de elegância com um “toque de descuido” propositalmente pensado.
Uma das principais características desse estilo é a exposição da estrutura do espaço, deixando vigas e tubulações aparentes. Podemos pintar as vigas de cores neutras, como cinza, já as tubulações podem ser pintadas de tons metálicos, ou mesmo de preto, contrastando com as cores das paredes ou com outros detalhes coloridos que compoem o ambiente.
Paredes internas, se não forem estruturais, podem ser demolidas para criar um ambiente amplo e com jeito de galpão. As cores principais do ambiente devem ser frias e neutras, podemos optar pelo cinza, preto, branco ou pelo bege por exemplo. O uso de móveis, objetos e detalhes com cores mais vivas são ótimos para criar um contraste, trazendo alegria e vida para o espaço.
Estamos acostumamos a ver o concreto em escadas, pisos, lages, calçadas... Mas o concreto aparente tem um enorme potencial estético na decoração. Rústico e ao mesmo tempo moderno, a decoração com os blocos de concreto, concreto ripado, concreto polido, cimento queimado, trazem um design super diferenciado e cheio de personalidade para o ambiente e que, além muito bonito e elegante, o concreto aparente ajuda a reduzir os custos da obra, uma vez que não é necessário rebocar e pintar as paredes. Podemos usar outras opções de revestimentos que combinam com o estilo industrial e mantém o aspecto rústico e delicado ao mesmo tempo, como paredes de tijolinho aparente ou azulejos antigos por exemplo.
O uso da madeira e do metal também são muito importantes para composição de um ambiente no estilo industrial, podendo ser utilizados em sacadas, corrimãos, esquadrias, móveis, luminárias, tubulações e outros itens de decoração.
O estilo industrial deve ser aplicado com cautela e de maneira apropriada, evitando que o espaço fique com aspecto de inacabado.
Devemos sempre encontrar o equilíbrio entre todos os elementos que compoem o ambiente. As estruturas, materiais, cores, iluminação, itens de decoração, plantas, móveis e quaisquer outros elementos devem estar em harmonia e, ao mesmo tempo, criando contrastes.
A iluminação adequada é indispensável para um bom resultado em qualquer projeto, e por isso, é preciso realizar um estudo luminotécnico detalhado, evitando assim, que o ambiente fique pesado. Luminárias de chão, spots, fitas de led e luminárias suspensas trazem um aspecto industrial de maneira leve e precisa.